2008/06/05

Bola, para refrescar!

Mais uma vez o país se mostra em grande forma. A mentalidade “Tragam a taça” reina em todo o esplendor! Com uma mais-valia importante: os portugueses residentes na Suíça contribuem com todo o fulgor habitual de quem tem necessidade de afirmação em terra alheia. Eu sei que mais valia estar calado, mas é superior às minhas forças, não consigo, tenho que deixar escapar o que tenho dito alto e bom som. Imaginemos que aquela recepção com motas e tudo tenha sido a de uma das comunidades estrangeiras cá radicadas, por exemplo, no último campeonato europeu. O que diríamos nós, enquanto país organizador do evento? Acho, sinceramente, que as autoridades suíças e o seu povo têm sido muito condescendentes. Eu não consigo ver estas manifestações sem me alhear do ambiente que as rodeia.

Quanto à parte desportiva em si, não tenho dúvidas nenhumas. Se já levamos os jogadores ao senhor Presidente da República, se somos favoritos e se temos o melhor jogador do mundo, embora eu continue com a ideia de que o último legitimamente eleito seja dos que falam português mas jogam noutra selecção nacional, temos todos os ingredientes para repetir os êxitos estrondosos de 1986 e 2002, embora em competição de diferente abrangência. E creio mesmo que Alá joga melhor à bola, como em tempos se provou.

Para compor o ramalhete falta falar de culinária. Cozido à portuguesa e tripas à moda do Porto não convencem quem é objectivo, por mais que se exalte a gastronomia nacional. Parece que continuamos a não comer no estrangeiro, para perceber as diferenças. Eu é que não percebo onde começou a trapalhada. Se no iluminado que pensou que algum dia apanharia judicialmente os donos da bola lusa, isto para não querer crer que foi tudo propositado para tentar tapar o sol com mais uma peneira, se naqueles que dão a cara pela dita transparência do mundo da bola e que inventaram umas multas e a perda de uns pontos que não faziam falta para dizer que ficava tudo sanado e a partir de agora é tudo cristalino como o carbono lapidado, se nos cultivadores dos grupos de bons rapazes que nem valia a pena perder tempo com recursos porque acabámos por ganhar na mesma. Felizmente, altas influência à parte porque negócios há em todo o lado, há quem seja mais quadrado do que nós e tenha um pensamento linear, que tanta falta continua a fazer-nos. Porque quem cala, consente. Logo qual a surpresa da decisão?

Nota final, que também tenho direito a ela nesta minha vasta audiência: o preço do barril de petróleo baixou cerca de 9%. Alguém encontrou combustíveis mais baratos?

1 Comments:

At 10:38 da manhã, Blogger Pseudo said...

És um fraco! Tinhas mais era que resistir a discorrer sobre o(s) assuntos da ordem do dia :P

 

Enviar um comentário

<< Home