2009/06/18

Mulheres do sul

Tenho-as observado à distância. Por várias razões, nada tenho feito para delas me aproximar, assim como nada faço para me afastar. As impressões que tenho retirado são as seguintes:

  • São mais extrovertidas do que as do norte, na generalidade e sem que a diferença seja muito marcada;
  • Paradoxalmente, são também mais distantes, é mais fácil entabular uma conversação, mas é mais difícil sentir conforto na conversação; aqui a relação com os homens é igual, pormenor curioso é a maior facilidade no tratamento na segunda pessoa mas o maior cuidado na marcação dos territórios;
  • Cuidam mais da apresentação, sobretudo na forma de vestir; aqui também haverá razões para tal, desde logo a maior incidência de sedes de empresas privadas e, sobretudo, de organismos públicos e o consequente aumento das retribuições;
  • Associada a esta última aparece o maior cuidado com a forma física, sem preconceitos quanto à indumentária desportiva por parte das senhoras menos jovens; aliás é frequente vê-las sozinhas, situação muito rara onde vivo;
  • Parecem-me, baseado em conversas gerais e não em estudo apurado individualizado, menos agarradas a tradições, das quais se destaca a instituição do casamento; mas neste aspecto até tenho a situação de que os homens são os maiores responsáveis por esta situação;
  • Relativamente ao que estava habituado, fico de vez em quando impressionado por algumas manifestações de beleza de origem intercontinental.
No entanto, e como hoje não estou com espírito especialmente provocador, resta acrescentar que a distinção se faz da mesma forma em todo o lado: umas são bem formadas, outras nem por isso.